terça-feira, 21 de abril de 2009

A problemática do lixo, e eu com isso?

Por Fernanda Felix da Conceição.

Gostaria de saber, o que as pessoas acham sobre o lixo, e se elas tem noção do impacto que o consumo causa nas nossas vidas.

Lógico que, após consumirmos, juntamos tudo numa sacolinha e deixamos na porta de casa, o lixeiro passa, recolhe o lixo e pronto! Como mágica, nossa casa continua limpa e organizada e a sujeira fica, sei lá pra onde, mas bem longe!

Eu mesma devo confessar que ainda preciso melhorar meus hábitos de consumo.

Atualmente, tenho adotado algumas posturas quanto ao consumo e a destinação dos produtos que consumo, como por exemplo:

- evito levar para casa sacolinhas plásticas, quando estou de mochila, guardo as coisas que compro dentro dela sem sacolinha, quando estou com bolsa, carrego uma sacolinha comigo (de plástico, tecido, papel, de forma que se possa REUTILIZÁ-LA);

- evito tomar bebidas enlatadas ou engarrafadas, prefiro sempre o suco natural (que beneficia nossa saúde) ou refri de garrafa de vidro (de embalagem REUTILIZÁVEL);

- levo na bolsa ou mochila uma caneca de plástico para servir-me no refeitório da faculdade ou trabalho, assim EVITO os famosos copos descartáveis;

- levar uma garrafinha de plástico com água é sempre uma boa, mas não é legal comprar uma todo dia, o ideal é sempre REUTILIZAR uma mesma garrafinha, fazendo uma higienização diária;

- felizmente, na minha rua tem coleta seletiva do lixo, ou seja, em dias alternados, o caminhão passa ora recolhendo o lixo orgânico e comum, e ora passa recolhendo o lixo reciclável que vai para uma cooperativa de catadores de lixo, logo, consigo separar, adequadamente, 100% do lixo da minha casa;

- roupas, sapatos e acessórios de moda, muito legal né? Estar na moda não significa estar usando tudo que está na tendência, significa estar bem vestido sempre e confortavelmente. Assim, no meu guarda-roupa só cabe aquilo que realmente uso e preciso. Não faço comprar compulsivas, isso é muito sacrificante, mas necessário, já que desde que adotei esses princípios minha renda aumentou, porque meus gastos com futilidades REDUZIRAM-SE;

- na minha casa, procuro sempre varrer o quintal a usar água, quando o faço, utilizo água do tanque e da máquina de lavar roupas;

- tenho muitas plantas e flores plantadas no quintal, isso ajuda no aspecto visual e também deixa um clima mais fresco no ambiente doméstico;

- reduzir o tempo no banho também ajuda a economizar água e energia;

- evitar luzes acessas desnecessariamente, ar-condicionado ligado, porta-da-geladeira aberta, dentre outras coisas reduz o consumo de energia elétrica.

Contudo, posso dizer que, do meu ponto de vista, a problemática do lixo está relacionada com o consumo, e que quando reduzimos o consumo, também estamos economizando dinheiro, e quando reciclamos, provavelmente, estamos fazendo de alguma forma inclusão social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário