terça-feira, 28 de abril de 2009

Dia da Educação

Hoje se comemora no Brasil o "Dia da Educação", mas não se vê nos noticiários quase nada que não seja a Gripe Suína.

Rapidamente, esqueceu-se a crise econômica mundial, o cachorro do Obama, a falta de hospitais, a falta de professores, a crise na educação brasileira e todo o resto. Por incrível que parece, até o tema "Dengue" não foi muito comentado ultimamente, e cai entre nós, esse bixinho mata e pode causar uma epidemia generalizada, recordemos do episódio da dengue no Rio de Janeiro no ano passado.
...
A educação no Brasil precisa do empenho de todos para melhorar. Profissionais do ensino, sociedade, pais e alunos, além de políticas públicas que viabilizem um ensino de qualidade e acessível a todos.
Na prática escolar é que faremos a educação mudar com responsabilidade e amor pela carreira docente.
Um bom professor deve refletir sobre várias questões pedagógicas, atualizar métodos e didáticas, buscar atualização e especialmente, precisa estar apaixonado pela profissão.
Deverá despertar vocações, estimular os alunos e animá-los nas suas deficiências, orientando e sendo paciente. Afinal, como seres humanos que somos, temos ritmos de aprendizagem e potenciais diferenciados entre nós. Cabe ao professor, avaliar e orientar adequadamente seus alunos.
Cabe ao aluno, respeitar o professor e buscar nele um modelo e unir-se para desenvolver juntos um bom trabalho de ensino-aprendizagem.
O aluno aprende com o professor, que o orienta, logo, o professor aprende com o aluno, através
da sua curiosidade e olhar menos viciado.
Todo mundo já foi criança, provavelmente frequentou uma escola e muito antes de ser adulto e se formar profissionalmente, teve o apoio de muitos professores.
Assim, agradeço a todos profissionais do ensino pelo apoio ao longo da minha vida, e sinto dizer que, sempre estarei a disposição de vocês, pois nunca quero parar de aprender.
Obrigada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário