quarta-feira, 22 de abril de 2009

GeoParque




Entenda o que é um Geoparque


Por Fernanda Felix da Conceição





Foto: Montanha Lushanda - Alemanha (Geoparque Arouca)


Quando a gente tem tempo "sobrando" descobre cada coisa, não é mesmo? Hoje de manhã me ocorreu pesquisar alguma coisa sobre Geoparque no Brasil e descobri muitas coisas bacanas, das quais quero compartilhar com os leitores desse blog.

Segundo a definição da UNESCO, um geoparque é "um território de limites bem definidos com uma área suficientemente grande para servir de apoio ao desenvolvimento sócio-económico local". Deve abranger um determinado número de sítios geológicos de relevo ou um mosaico de entidades geológicas de especial importância científica, raridade e beleza, que seja representativa de uma região e da sua história geológica, eventos e processos. Poderá possuir não só significado geológico, mas também ao nível da ecologia, arqueologia, história e cultura." [1]
Geoparques no mundo
Quatro geoparques da Alemanha, Espanha, França e Grécia assinaram um protocolo em 2000 para a formação da organização Rede Europeia de Geoparques. Essa rede integra em 2006, 27 parques de 12 países diferentes.
A UNESCO, em conjunto com a União Internacional de Ciências Geológicas, lançou em 2004 a Rede Mundial de Geoparques, que conta desde 2007 com 51 parques em todo o mundo, principalmente na China (18), Alemanha (6) e Reino Unido (5). A sede da Rede encontra-se em Pequim, China, e o seu objetivo é englobar 500 parques.
Links de apoio:
Geopark Naturtejo: (http://www.naturtejo.com/conteudos/pt/geopark.php). Disponível em Português.
Unesco/Divisão de Ciências Ecológicas e da Terra (www.unesco.org/science/earth). Disponível em Inglês.
A Montanha Huangshan: Geoparque Mundial (http://po1.chinabroadcast.cn/165/2006/07/19/1@47462.htm). Disponível em Português.
Geoparques no Brasil
Segue um link do Serviço Geológico, no qual é possível ter uma perspectiva mais apura sobre o futuro dos Geoparques no Brasil.
(http://www.unb.br/ig/sigep/destaques/PROJETO_GEOPARQUES.pdf) [2]
Importante ressaltar que os geoparques tem 3 principais propósitos:
- geoconservação;
- turismo;
- educação para o desenvolvimento sustentável. [3]
Assim, eles podem desenvolver economicamente uma região e estabelecer novos pontos turísticos, proporcionando beleza e encantamento, além de despertar curiosidade. Também, podem ampliar o conhecimento geocientífico dentro da sociedade, e essa passa a entender mais sobre o Planeta no qual habita.

Boa Leitura!

Referências Bibliográficas:
[1] Câmara Municipal de Nisa, UNESCO avalia GEOPARK. Acedido em 18 Out 2006.
[2] Universidade de Brasília/SIGEP (http://www.unb.br/ig/sigep/), último acesso em 22.04.2009.
[3] Geoparque Arouca/Alemanha (http://www.geoparquearouca.com/?p=geoparque), último acesso em 22.04.2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário