terça-feira, 20 de outubro de 2009

Goal of the PALEOMAP Project


Olá, segue link interessante de site com animações de como supostamente a Terra já foi e como supostamente poderá ser...

No geral, esse site tem muitas aninações que podem ajudar no ensino de geociências, o único fator desinteressante, é que está disponível apenas em inglês, no entanto, dá pra usar os videos para ilustrar as aulas.

Aproveitem!

Home page: http://www.scotese.com/
Placas Tectônicas: http://www.scotese.com/newpage13.htm
Foto:
A falha de San Andréas corresponde a uma anomalia geológica que se estende por aproximadamente 1.290 km no território da Califórnia (um Estado americano). Essa falha marca a divisão entre duas placas tectônicas, nesse caso a placa do Pacífico e a placa Norte-americana, por causa desse acidente geológico essa área possui um grande potencial na ocorrência de abalos sísmicos, por que, como se trata de uma área de encontro, desenvolve acomodações resultando nesse tipo de fenômeno. Como as movimentações e acomodações das placas tectônicas são impossíveis de prever, não se sabe quando acontecerá um tremor de grandes proporções que poderá, até mesmo, fragmentar o território do Estado da Califórnia do resto do continente. Essa falha passa por duas importantes cidades americanas, Los Angeles e São Francisco, as duas placas tectônicas deslizam uma pela outra, dessa forma, estimativas afirmam que em aproximadamente 15 milhões de anos as cidades citadas ficarão paralelas, ou seja, lado a lado. Além disso, existem dezenas de pequenas falhas que podem promover uma verdadeira catástrofe nesses importantes centros urbanos que poderá vitimar milhares de pessoas.
(Eduardo de Freitas, Graduado em Geografia, Equipe Brasil Escola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário