terça-feira, 21 de abril de 2009

Consumismo infantil

O consumo como tema transversal proposto nos parâmetros curriculares

Segundo Busquets (1998), a população infantil ocupa um lugar significativo na massa consumidora. Atualmente, o mercado infantil é um grande negócio pois, por um lado, meninos e meninas são induzidos à compra de numerosos produtos, e por outro, são também indutores do consumo dos adultos com os quais convivem, este também é um negócio de futuro, por ser criador de hábitos de compra e estimulador de novas necessidades.

Toda esta problemática infantil atual e futura está exigindo uma educação em matéria de consumo. Neste âmbito, os campos de intervenção educativa referem-se diretamente à família, aos meios de comunicação de massa e a escola. Nossa análise centra-se na escola, mas devemos esclarecer que a família é o sistema primário de vida e mais influente, e que a mídia possibilita em grande parte a aprendizagem dos repertórios e usos do consumo.

A escola deve propriciar à população infantil elementos de conhecimentos, procedimentos e atitudes que lhes permitam situar-se na sociedade de consumo de uma maneira consciente, crítica, responsável e solidária.

Os objetivos ou intenções educativas na Educação do Consumidor poderiam formular-se da seguinte maneira (BUSQUETS, 1998; BRASIL, 1998):
a) descobrir a sociedade de consumo;
b) conhecer a sociedade de consumo;
c) expressar a sociedade de consumo;
d) criticar a sociedade de consumo;
e) transformar a sociedade de consumo.

Assim, falar do consumo como tema transversal não significa introduzir novos conteúdos que já estão refletidos no currículo das áreas, mas organizar concretamente os conteúdos de consumo em torno de um eixo educativo.

Um comentário:

  1. A grande problemática do mundo contemporâneo é que as industrias de propaganda perceberam a grande influencia que as crianças atuais exercem sobre seus pais. Em decorrencia da falta de tempo e atenção dada aos filhos surge uma super proteção o que facilita que as crianças consigam tudo o que desejam, isso acabou despertanto o interesse de industrias em busca de maior capital investindo assim em artigos para as crianças e fazendo, através de suas propagandas, que nasça o desejo de consumir aquilo que é exposto pelas industrias de consumismo já nas crianças, o que mostra como é ilimitada a falta de ética em busca do capital.

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